Ricardo Fonseca 1945
Natural de Baião.Formado em Economia pela Universidade do Porto, foi cultivando a fotografia como passatempo, apesar de lhe dedicar muitas horas. O seu percurso profissional, marcado pela administração da STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto), pela presidência da APDL (Administração dos Portos do Douro e Leixões), pela assessoria do Governo de Macau e vice-presidência da Televisão de Macau, deram espaço às viagens cujo registo figura em Memórias. “Gosto muito de viajar e fiz bastantes viagens — algumas de natureza profissional”, refere. Os três anos que passou em Macau, entre 1990 e 1992, permitiram-lhe viajar por outros países do Oriente, “onde a panóplia de temas é praticamente inesgotável”. Uma das viagens que mais o marcou foi ao Nepal. “Mais recentemente, adorei visitar o Vietname e o Camboja. São civilizações completamente diferentes da nossa, têm um ambiente exótico que convida a fotografia.” Das muitas viagens a Oriente nasceram os livros Imagens/Miragens (1993), A Cidade do Levante (1994) e Oriente: Um Olhar (2005).
ler maisPRÉMIOS NACIONAIS e ESTRANGEIROS:
1961, Prémio de Desenho na II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian; 1965, Medalha de Prata na Exposição de Artes Gráficas de Leipzig; 1975, Prémio de Ilustração na Exposição de Artes Gráficas de Leipzig.
Para além de ter participado em várias exposições colectivas, de Lisboa a Tóquio. Expôs individualmente em 1971 (Pintura, Galeria Interior), 1975 (Pintura e Desenho, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa), 1976 (Desenho, Institut of Contemporany Arts, Londres) e 1992 (Obra Gráfica, Museu Rafael Bordalo Pinheiro, Lisboa).