arte
 

Galeria Diferença

morada

cidade
telefone
fax
email
director
horario

Rua de S. Filipe Neri,42 - c/v
1250-227
Lisboa
21 383 21 93
21 385 36 64
diferenca@net.sapo.pt
Irene Buarque
Terça a Sábado das 15h00 às 20h00
www.triplov.com/galeria_diferenca/index.htm
A Cooperativa Diferença Comunicação Visual, C.R.L. foi fundada em 1979 por 10 artistas: Helena Almeida, Irene Buarque, José Carvalho, José Conduto, Monteiro Gil, António Palolo, Fernanda Pissarro, Maria Rolão, Ernesto de Sousa e Marília Viegas.
Poucos anos depois foi-lhe conferido o estatuto de Utilidade Publica Sem Fins Lucrativos em reconhecimento à sua abertura a todos os artistas e também ao trabalho pioneiro que ao longo dos anos tem levado a cabo em várias vertentes estéticas.
Dispõe de um espaço de galeria onde desde sempre se privilegiou o lançamento de jovens artistas; por exemplo nele foram feitas as primeiras exposições individuais de Pedro Calapez, Ana Leon, Pedro Cabrita Reis, José Pedro Croft, Xana, José Loureiro e Rui Chafes.
Neste espaço polivalente têm sido igualmente realizados instalações, debates, conferências, lançamentos de livros, mostras de vídeos/DVDs e concertos. Dispõe ainda de ateliers de gravura, serigrafia, litografia e fotografia onde funcionam continuamente cursos, ateliers de frequência livre e workshops com artistas nacionais e estrangeiros.
Em 1987, com apoios da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, foi possível ampliar as instalações com um novo projecto de galeria oferecido pelos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Artur Rosa e pelo engenheiro Cancio Martins.
Em Outubro deste ano comemoramos os 25 anos de actividade. Gostariamos de poder editar um livro sobre a nossa história. Para isso alguns passos já foram dados - o projecto está a cargo de Miguel Wandschneider.
Não temos artistas da galeria, mas sócios.
A Diferença, além de contar com o trabalho dos seus sócios, promove
regularmente outros artistas de reconhecido mérito nacional e estrangeiro como por exemplo Ana Hatherly e Dove Bradshaw.