arte
 

Galeria Trindade

morada

cidade
telefone
fax
email
director
horario

Rua Miguel Bombarda, 200
4050-377
Porto
22 208 85 28
22 208 85 28
geral@galeriatrindade.co.pt
Paula Sá
Terça a Sexta das 14h às 19h Segunda e Sábado das 15h às 19h
www.galeriatrindade.co.pt
A Galeria Trindade foi fundada em 1989 na Rua Ricardo Jorge no Porto e dedica-se desde essa data a exposições de pintura de artistas Portugueses.
Em 1999 a galeria mudou as instalações para a Rua Miguel Bombarda com vista a um projecto mais abrangente de inserção, no mesmo local onde várias Galerias se fixaram.
O espaço físico da Galeria divide-se em dois andares com 150 m2, respectivamente para exposições e para acervo.
A galeria recebe mensalmente cerca de 300 a 400 visitantes, sobretudo durante as inaugurações conjuntas a que aderem habitualmente as galerias da rua. A maior afluência verifica-se sobretudo nos meses de Março, Abril, Outubro e Novembro e a menor nos meses de Fevereiro, Julho e Setembro.
Durante estes dezassete anos a Galeria mantém-se aberta a novas propostas pictóricas que marquem o ecletismo da Arte Portuguesa actual. Apresentamos e divulgamos a obra dos nossos artistas em exposições colectivas e individuais no espaço da Galeria e através de intercâmbios com outras Galerias e/ou em iniciativas de divulgação e parceria cultural e participações em feiras de arte.
Neste momento a galeria visa, no âmbito de uma melhor gestão e dinamismo cultural, uma maior interacção com outras galerias assim como com os próprios pintores e públicos. Nesse sentido temos dado abertura a intervenções alternativas em que grupos de artistas interferem e realizam projectos para o espaço físico da galeria como, por exemplo, o Grupo 10 afio. No mesmo sentido, outra abordagem consiste ainda em convidar pintores da galeria a organizar uma exposição, escolher os artistas e as obras, elaborar o texto de reflexão crítica e o catálogo de apresentação, assumindo assim uma troca de papéis e funções na habitual estrutura expositiva.
Lista de Artistas:
Adriano Mesquita - Alvarenga Marques (Al.ma) - António Fernando Silva (Xai) - César Veloso - Cláudia Melo - Delfim Rodrigues - Isabel Monteiro - João Viana - Jorge Coimbra - Luís Silva Carvalho - Paula Ruella - Paulo Capelo Cardoso - Pedro Bessa - Prudência Coimbra - Ricardo Gonçalves - Ricardo Leite -- Rui Coutinho - Rui Gomes - Sara Bento Botelho - Susana Lemos - Susana Lopes - Teresa Silva.