arte
 

VANTAG-Galeria Foto Editora

morada

cidade
telefone
fax
email
director
horario

Av. Boavista, 3523 - suite 303 (edifício Aviz)
4100-139
Porto
226 172 802
226 172 539
galeria.vantag.foto@vantag.com
Jorge Cardoso
Horas da abertura: 9h30-12h30 e 14h30-17h30 de 2ª a 6ª Feira
http://www.vantag.com
Na década de 1980, a Vantag (empresa do sector dos Seguros) de Jorge Cardoso tinha um espaço disponível que resolveu dedicar à cultura e arte.
A pintora Elvira Leite e a escritora Zilda Cardoso lideraram o processo que, por sugestão do pintor Armando Alves optou por se especializar em arte Naïf.
A actividade foi intensa porque não havia em Portugal uma única galeria permanente para este tipo de arte.
Na Vantag houve pintura, escultura de barro, barcos de madeira, jóias, bordados artesanais, objectos resultantes do aproveitamento de peças de ferro de sucata, etc. Esta primeira etapa teve lugar na Rua Júlio Dinis, no Porto (Portugal).
Com a mudança de instalações, nomeadamente para o Edifício Avis, na Avenida da Boavista, ocorreram alterações de rumo que corresponderam às etapas 2 e 3 (Design e Arte) em dois locais desta zona.
O objectivo principal foi a divulgação e desenvolvimento do design português.
A Vantag pediu projectos a diversos arquitectos e designers (Álvaro Siza, Alcino Soutinho, Souto Moura, Pedro Silva Dias e outros) para peças de mobiliário, tapetes, candeeiros, etc.
As exposições de design alternavam com as de arte (de que são exemplos a de escultura de Marga Crespo ou a de pintura de Miguel Leal) dando assim, desde o ínicio, um cariz internacional ao seu lote de artistas.
Organizaram-se exposições fora do Porto, tal como na Sala do Risco em Lisboa (design), no Centro Cultural de Vigo/Espanha (design, pintura e escultura) ou na Europália em Bruxelas (design e cerâmica).
Foi a fase mais longa da Vantag: no campo do Design Português e na modificação e sofisticação dos consumidores, houve um contributo positivo.
Em 2008, começamos a 4ª etapa com destaque (mas não exclusividade) para a fotografia, quer com exposições quer com a edição de livros.
Artistas da Galeria:
Jorge Cardoso
Marga Crespo
Paz Amorim
Pedro Bruschy
Nino Veloso
A. de Lima
Adriana Oliveira