arte
 

Francisco Laranjo


1955

biografia

Nasceu em Lamego, Portugal. Conclui o Curso Superior de Artes Plásticas da Escola Superior de Belas-Artes do Porto em 1978. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Pós-Graduação, [1981-83] e da Junta Nacional de Investigação Científica em Portugal, Holanda e Egipto. Bolseiro do Goethe Institute em Dresden, Alemanha, 2000. Professor Associado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, foi conferencista ou professor convidado em diversas Universidades ou Academias como Bilbao, Ottawa, Sheffield, Alexandria, Sófia, Paris.
Como artista plástico desenvolve actividade no campo do design, da arte pública, da cenografia para teatro, da pintura mural. Foi premiado em 1978 (Fundação Engº António de Almeida), na ARÚS 82 e na exposição inserida no 1º Congresso Internacional sobre o Rio Douro em 1986. Para lá do ensino e da pintura tem-se dedicado à escrita sobre arte e sobre o ensino artístico.
A obra de Francisco Laranjo tem vindo a desenvolver-se no quadro de um abstraccionismo gestual, amplo, de grandes tensões e de uma grande liberdade pictórica. As suas obras espelham uma factura despojada em que sobressai o grande gesto e o valor intrínseco da cor.
Realizou inúmeras exposições individuais e participou em diversas colectivas em Portugal e no estrangeiro (Porto, Lisboa, Coimbra, Londres, Recife, Rio de Janeiro, Heeswijk, Ottawa, Bruxelas Istambul, Goa, Bangkok, EUA,Canadá, Chile, entre outros).