arte
 

Dario Alves


1940

biografia

Nasceu em Moncorvo.Em 1965 conclui o Curso Geral de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto e em 1973 conclui o Curso Complementar de Pintura da ESBAP. Em 1976 entra como Docente para a actual Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, actividade que mantém paralelamente com a pintura. É autor de algumas ilustrações de livros infantis (colecção ASA) e obtém cinco primeiros prémios em concursos para a criação de símbolos gráficos. Em 1980 e em 1986 foi subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian para visitar Bienais de Design Gráfico na Polónia, Checoslováquia e Itália. Expõe pintura desde 1972 e realiza a sua primeira exposição individual em 1979. Em 1976, juntamente com Graça Morais, Albuquerque Mendes, João Dixo e Pedro Rocha, entre outros, forma o grupo Puzzle. Com os escultores Clara Menéres e Alfredo Queirós Ribeiro e o pintor Lima de Carvalho, participa em algumas actividades do Grupo Acre. Executou retratos de Dr. Mário Soares, dos Reitores Lúcio Craveiro e Machado Santos, da Universidade do Minho, do Reitor Alberto Amaral, da Universidade do Porto, e ainda executa o retrato do Reitor Victor Chaínho da Universidade do Minho.
Curriculum Académico:
1965 Curso Geral de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto 1973 Curso Complementar de Pintura1973/76 Docente do Ensino Secundário nas Escolas Comerciais e Indústriais de Ermesinde e Vila Nova de Gaia. 1976/99 Docente na Escola Superior de Belas Artes do Porto das Disciplinas: -Introdução às Artes Plásticas/ Design-Desenho Gráfico-Grafismos Especializados-PinturaExerce as funções docentes de Assistente Eventual do 5º grupo até 20/07/78
Exerce as funções docentes de Assistente até 4/02/78 1983 Obtém o título de Professor Agregado da Escola Superior de Belas Artes do Porto.Aprovação por Unanimidade do Júri
Obtém a categoria de 1º Assistente da Escola Superior de Belas Artes do Porto
1996 Obtém a categoria de Professor auxiliar além do quadro, de nomeação definitiva, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
2000 Obtém a categoria de Professor Associado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Exposições Individuais:(Selecção)
1979 Galeria do Jornal de Notícias/Porto. 1981 Galeria Roma e Pavia/Porto.1983 Galeria Diagonal/Cascais1985 Galeria Diagonal/Cascais1987 Galeria EG/Porto.1989 Galeri Leo/ Lisboa.1991 Galeria EG/Porto.1996 Trabalhos de casa/Árvore/Porto.2001 Casa Museu Nogueira da Silva Museu da Universidade /Braga2002 Galeria Canvas/ Porto .
Exposições Colectivas:
Participou em mais de uma centena de exposições em Portugal e no Estrangeiro.
Colecções e Museus:
Centro de Arte Contemporânea/ Museu de Soares dos Reis/PortoMuseu de Arte Moderna de Lund/SuéciaFundação Calouste Gulbenkian/LisboaFundação Cupertino de Miranda/FamalicãoAliança Seguradora-AXA Seguros/PortoSecretaria de Estado da Cultura/ Museu de Serralves/ PortoJornal deNotícias/PortoHotel Algarve/ LagosMuseu de Desenho de Estremoz/ EstremozBanco de FomentoExterior/ PortoFábrica de Chocolates Imperial/ Vila do CondeBanco Borges e Irmão/ PortoBancoPortuguês do Atlântico/ PortoUniversidade do Minho/ BragaAssociação IndustrialPortuense/PortoBanco Fonsecas e Burnay/ PortoMota e Cª/ PortoFundação Dr. Mário Soares/ Lisboa.