arte
 

Marta V. Freitas


1986

biografia

Marta Vilarinho de Freitas é arquiteta, licenciada pela Escola Superior Artística do Porto com Mestrado Integrado em Arquitetura, sobre o tema "Comunicar a Arte",em 2009. 
Colaborou no atelier de Arquitetura Contemporânea Barbosa&Guimarães Arquitetos, Porto, na Câmara Municipal de Vila Verde e na Autoridade Tributária e Aduaneira, como Perita Avaliadora de Prédios Urbanos. É vogal no Núcleo de Braga da Ordem dos Arquitetos.
A sua paixão pelo desenho motivou-a a iniciar o projeto de desenho de arquitetura “As cidades e a Memória – a Arquitetura e a Cidade”, através de um conjunto de intrincadas ilustrações de cidades que focalizam o universo da arquitetura e o seu mundo criativo e fascinante. .
O tema da Cidade, recorrente nos seus desenhos, está diretamente relacionado com o mundo da arquitetura, da história, dos edifícios, das fachadas, das ruas e das pessoas, onde se cruzam histórias e se celebra a vida.
Nos seus desenhos explora a pormenorização e o detalhe, o contraste entre a fantasia e a realidade, e a dicotomia passado/presente. Neles imprime o carácter ilusório, da imaginação, aliado ao rigor arquitetónico, da construção, do mundo a preto e branco ou mergulhado em cor.
O seu trabalho tem merecido reconhecimento em Portugal e no estrangeiro, sendo publicado inúmeras vezes em sites e plataformas a nível mundial, como o Archadaily, Archdaily Brasil –México –Colômbia - Chile, Plataforma de Arquitetura, Archello, Público (P3), Time Out, Fusca, o Porto Cool, entre outros.