arte
 

António Modesto


1957

biografia

Nasceu em Ponte do Abade, Aguiar da Beira, em. Veio para o Porto com 10 anos e nesta cidade tirou a sua licenciatura em Artes Plásticas/Pintura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, da qual é professor associado.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 1979/80.Tambem em 1980 foi vencedor ex-equo do Concurso Móbil de Cartazes,do qual a convite da Móbil fez uma viagem de estudo a França ,Suiça Áustria Polónia e Itália.
Foi coordenador do Mestrado em Arte Multimédia da Faculdade de Belas-Artes do Porto em 1997-2000 e presidente do departamento de Design da mesma escola. Realizou 11 exposições individuais e participou em mais de uma centena de exposições colectivas nacionais e internacionais de design, artes plásticas e ilustração.
Ilustrou quinze livros de literatura infantil para editoras portuguesas [de autores como António Torrado,Álvaro Magalhães, Use Losa e Maria Alberta Menéres].O seu trabalho recebeu diversos prémios e menções honrosas. Destaque para o Prémio Calouste Gulbenkian de Ilustração de Literatura para Crianças |1991),para o Diploma de Honra no Prémio Ibero-Americanc de Ilustração (Sevilha, 1994] e para o facto de ter sido vencedor, em co-autoria com o escultor Artur Moreira, do concurso para a mascote "Gil" da Expo 98. É director artístico e colaborador permanente da revista Halasartes (Cadernos de Literatura Infanto-Juvenil, editada pela Campo das Letras com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.