arte
 

Nuno Barreto


1941-2009

biografia

Nascido no Porto. Estudou Pintura na Escola de Bolas Artes do Porto e na Saint Martin's Schoolof Art, em Londres,
Expõe desde 1968. tendo-se já apresentado em vinte mostras individuais e cerca de setenta exposições colectivas, em Portugal, Macau, Alemanha, EUA, Inglaterra, Suécia, França, Espanha e Malásia, Em Macau expôs individualmente em Maio de 1992, no Pavilhão do Jardim Lo Lim lok, na Galeria da Fundação Oriente, em Fevereiro/Março de 1997, e na Galeria da Livraria Portuguesa, em 1999.
Professor Auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Porto, actualmente em regime de Licença sem Vencimento. Em comissão de serviço a pedido do Governo de Macau, desde Novembro do 1988, foi autor do projecto da Academia de Artes Visuais do Instituto Cultural de Macau, que dirigiu desde a sua criação. Posteriormente foi Director da Escola de Artes Visuais, do Instituto Politécnico de Macau, desde a sua criação, em Setembro de 1993. até Setembro de 1997. Expôs individualmente no Porto foi em 1992. na Galeria Nasoni. Reside em Macau desde 1988.
COLECÇÕES:
Representado em várias colecções públicas portuguesas, entre as quais:-Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa-Museu Soares dos Reis. Porto-Fundação Oriente. Lisboa-Universidade do Porto-Presente em numerosas colecções institucionais e particulares sobretudo no Norte de Portugal. Em Lisboa está também representado no instituto Cientifico e Cultural de Macau.Representado ainda, em Macau, no Palácio do Governo. world Trade Center. Clube Militar. Delegação da Fundação Oriente, Aeroporto internacional, Autoridade Monetária c Cambial, no IPIM e na ACCCIA.
Em Hong Kong esta representado em várias colecções particulares e empresariais. Realizou um tríptico para o Restaurante Ye Shanghai, em Xangai.